Sobre Val Santana

Falar de Maria Náutica é falar de Val Santana, que além de criadora da marca, coloca toda a sua alma e paixão pela moda em cada peça desenvolvida, nas escolha das cores, materiais, estampas, texturas. Nada passa sem que a excelência almejada por Val seja alcançada. E a melhor forma de conhecermos alguém e sua história é com uma entrevista, não concorda? Num bate papo descontraído, a Val contou um pouco sobre sua história pessoal, sobre o surgimento da Maria Náutica e como chegou aonde está hoje.

 

Entrevistador - Conte um pouco das suas origens e infância.

VAL SANTANA - Sou catarinense, de Tubarão, e passei minha infância no bairro de Pouso Alto, no município de Gravatal, cidade que amo muito e ótimas lembranças de quando era pequena. 

 

E - Quando e como surgiu seu interesse pela moda?

V.S. - Minha paixão pela moda veio de criança. Minha mãe exercia a profissão de costureira, ela mesma fazia meus vestidos, costurava tudo que eu criava e pedia para fazer. Minhas amigas adoravam minhas invenções e sempre pediam minhas roupas emprestadas. À propósito, meu primeiro biquíni foi minha mãe quem fez. 

 

E - Por que beachwear?

V.S. - Era uma linha que eu sempre quis desenvolver, que me atraía muito, principalmente por ter vivido sempre próximo a praia. Mas não queria apenas a linha biquínis, também queria desenvolver uma linha mais sofisticada e elegante, com maiôs, saídas de praia, vestidos, que pudesse ir da praia, ao seu dia a dia. Como a Maria Naútica é hoje.

 

E - E como a MARIA NÁUTICA começou?

V.S. - Depois de me formar em Administração de Empresas e trabalhar muitos anos para uma seguradora, percebi que era chegada a hora de seguir meus sonhos, mas sabia que precisaria aprender muito antes de poder entrar na área de moda. Então fui pra Itália onde passei um período onde pude me aprofundar mais na área. A Itália e toda a Europa respiram moda, só de estar lá e observar as lojas, marcas e pessoas você aprende muito. Também passei a fazer cursos na área e quando voltei para o Brasil vi que era chegada a hora de dar o passo inicial.

Primeiro abri minha loja de acessórios, a Marítima Acessórios em Jurerê Internacional, no ano de 2014, mas o “bichinho” da criação ainda me perseguia. Então em 2016 decidi vendê-la, quando comecei a criação da linha beachwear.

Inicialmente vendia para amigas e alguns lojistas, com coleção pequenas e exclusivas.

Até que em 2019, com a marca já mais estabilizada, abri a primeira loja da MARIA NAÚTICA em Garopaba - SC.

 

E - E porque escolheu Garopaba?

V.S. - Além da cidade ficar bem no meio do caminho entre Floripa, onde tive a loja Marítima e morei por alguns anos, e minha cidade natal Tubarão, Garopaba me marcou muito na minha adolescência. Passava sempre as férias por lá e a região tinha um fascínio, era a praia mais desejada. Foi uma fase muito marcante. Sem falar que Garopaba tem algo mágico, me sinto em casa por aqui. 

 

E - Conta pra gente, quem é a mulher MARIA NÁUTICA?

V.S. - Gosto de dizer que eu e MARIA NÁUTICA somos uma coisa s - rsrsrsr - , então tem muito de mim mesma e de minhas histórias nas criações. Assim como acredito que todas nós mulheres temos muito em comum e muito a compartilhar. 

Sabe aquela mulher que gosta de cuidar de si, se sentir bela, se valorizar, confiante, elegante, contemporânea e aventureiro, sempre em busca do novo. E sempre em busca de dias sol e amar.

 

E - E suas coleções hoje, o que abrange?

V.S.  - O propósito da marca é manter um padrão de qualidade, com modelagens perfeitas, acessórios diferenciados, esse é o sinônimo das coleções MARIA NÁUTICA hoje. 

Atuamos no segmento de moda praia, os tecidos utilizados na produção das peças são conhecidos por sua durabilidade, alta qualidade, elasticidade e proteção contra raios solares, enquanto suas estampas e padrões são únicos e exclusivos. As peças são projetadas para proporcionar conforto, com ajuste perfeito ao corpo e elegância para todas aquelas que as vestem.

Além disso, os modelos de tecido iluminados também estão presentes no portfólio da marca, o Fluity (tecido cintilante que proporciona maior conforto), o Jersey (lycra desenvolvida com fios brilhantes) e o Lurex (tecido formado por fios dourados) representam a elegância e o requinte, sem medo de brilhar.

A diversidade de cores e estampas da Maria Náutica oferecem uma ampla opção de modelos, desde tons suaves e pastéis até estampas mais vibrantes, ousadas e marcantes que envolvem e enriquecem a produção, tornando as coleções ainda mais criativas e insólitas, permitindo que as mulheres possam escolher as peças que melhor se adequem ao seu estilo pessoal. As últimas tendências da moda são incorporadas em todas as coleções da marca, referências da natureza, da fauna brasileira e da vida praiana.

 

E - E para finalizar, fale um pouco sobre o que é MARIA NÁUTICA hoje.

V.S. -  Além do e-commerce lançado em 2020, estamos com uma nova loja em Garopaba desde Fevereiro de 2022, mais ampla e melhor preparada para atender nossas clientes. Oferecer um serviço de excelência sempre foi uma das minhas prioridades em tudo o que fiz, e este novo espaço teve sua criação baseado em vocês e para vocês que vem aqui me visitar e adquirir nossas peças. Tudo feito com muito carinho. Ainda tenho muitos projetos novos para a marca, inclusive muitas novidades estão chegando por aí.